25/06/2010

Epístolas gerais, ou epístolas diretas?


Hoje, novamente tive o privilégio de preparar uma lição bíblica para os queridos juniores. Neste quadrimestre estamos fazendo viagens pela Bíblia, desde Gênesis a Apocalipse, com o objetivo de dar aos alunos um panorama geral dos assuntos tratados nas diversas divisões (Pentateuco, livros de história, poesia, epístolas, etc.) dentro de um contexto histórico na linha do tempo, baita desafio em se tratando de crianças de 9 a 11 anos!
Ahh, como e como eu amo tudo isso! Nessa jornada tive a oportunidade de aprofundar alguns conhecimentos que antes eram tão superficiais...

Desta vez as Epístolas gerais são o alvo dos meus estudos. Ahh, estou impressionada com a perfeição de Deus até nisso. Ele sabia que eu precisava ler esses textos nesta semana!

Bem, como muitos sabem, as epístolas gerais foram escritas em tempos difíceis. A igreja recém formada estava sofrendo perseguições terríveis, passando necessidades, privações e, ainda por cima, lutando contra falsos profetas com seus falsos ensinamentos e doutrinas...


"Uma grande multidão de cristãos foi condenada não apenas pelo crime de incêndio a cidade de Roma, mas por ódio contra a raça humana. Em suas mortes foram feitos objetos de esporte, despedaçados por cães, cravados em cruzes, incendiados e queimados para servirem de luz noturna." - Sobre a perseguição romana aos cristãos no tempo de Nero (64-68 d.C.)

De pensar que, às vezes achamos que enfrentamos grandes problemas! E as nossas lutas, por maiores que sejam, não chegam nem perto da, como diz Hebreus 12:4, "resistência até o sangue"... E como é bom lembrar que, muitas das nossas dores são, na maior parte das vezes, correção do Senhor, nosso PAI, que nos trata como filhos e quer que alcancemos uma vida de santidade, submissão completa a Ele e que produzamos "frutos de justiça"!

Como é bom ler Tiago 1 que nos aconselha a ter por motivo de alegria o passar por várias provações, por saber que estamos sendo aperfeiçoados, a fim de sermos pessoas mais pacientes, perseverantes, íntegras e em nada deficientes!

Que maravilhosas as palavras de 1 Pedro 1, que nos lembra da herança incorruptível, sem mácula, imarcecível reservada no céu para nós! Diante dela, nada aqui neste mundo parece difícil demais a ponto de desistir e, embora passemos por BREVES momentos difíceis, uma vez confirmado o valor da nossa fé, ela redundará em glória, honra, louvor e galardões celestiais!

Ahh, Senhor, muito obrigada por sua Palavra! Muito obrigada por esses homens preciosos que escreveram palavras tão profundas inspiradas por Ti e que falam de uma forma tão direta e carinhosa aos nossos corações! =)


Obra: a ultima prece dos mártires cristãos, de Jean-Léon Gérôme, 1883
(Esta imagem ilustra um pouco do que foi a perseguição aos cristãos durante o Império Romano.)

"Nisto exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo"
1Pedro 1:6,7.

Um comentário:

  1. Juuu, grandes verdades que vc escreveu!!! Deus abençoe seu ministério...
    Bjuusss da sua cunhada preferida hehehe ;)

    ResponderExcluir