10/06/2011

Alegria, cadê você?

AAAHHH! É duro quando isso acontece: quando algo que normalmente é tão natural, tão real e fluído, torna-se um desafio.

E, talvez, o maior que tenho enfrentado neste ano: o de encontrar diariamente aquela alegria que te faz rir e sorrir espontâneamente e facilmente.

No trabalho, é tenso. Pessoas reclamando, pessoas criticando, pessoas insatisfeitas... Difícil não entrar nesse círculo e se tornar mais uma a chorar diariamente as pitangas amargas e sem solução...

No lar, é serviço sem fim. Lavar a louça todos os dias, sabendo que dali a poucos minutos a pia estará novamente cheia.

Com as pessoas, ás vezes é complicado... Principalmente quando você cria expectativas irreais que não serão atingidas, mas mesmo assim escolhe frustrar-se constantemente. Parece até burrice!

E a lista poderia continuar... São tantos os ladrões de alegria a solta!

E aí o resultado: nada está bom, ninguém me entende, tá tudo errado... Aff... Amargura, tristeza, cara fechada... Pessoas cada vez mais distantes, e você, cada vez mais distante de Deus. Já viu essa cena? Eu já! Mas e quando você se torna a protagonista dela? Pode soar estranho, mas deu vontade de dizer "SAAAI, que isso não me pertence!" Como diz um de meus autores favoritos, NÃO, eu não quero andar por aí parecendo que fui batizada com suco de limão! rs.

Eu quero sorrir, eu quero brilhar... eu quero vencer esses desafios diários e fazer a diferença através da alegria radiante de um coração certo, leve e em paz! Eu quero cumprir minha missão com amor, risadas, boas recordações e boa disposição!

Mas como?

Bem, gostei muito do livro "Vivendo acima da mediocridade" do Charles Swindoll, que me fez pensar sobre águias e a forma como elas vivem altaneiramente. Isaías 40:31 diz: 

“Os que esperam no Senhor, adquirirão novas forças, tomarão asas como de águia..."

Quando há tempestades, as águias simplesmente voam acima das nuvens escuras, onde brilha o sol.

E isso obviamente me leva a pensar que não é preciso, sempre, ficar encarando as dificuldades quando podemos criar asas e voar por cima delas!

Voar bem alto, bem acima dos ladrões da alegria que, dessa forma, não conseguirão alcançá-la e levá-la embora!

Sim, nossa fonte de alegria TEM que estar acima do que pode tirá-la. Para que manter os olhos na tempestade se você, águia, pode encarar o céu azul?

Bem, segue uma pequena lista do que seria encarar um céu azul:

1) Olhar para o Senhor, lembrar o que Ele é e o que Ele faz: Ele é perfeito, cuidadoso, detalhista e fiel. Ele nos dá tudo de bom que recebemos. Você tem um marido amoroso, agradeça a Ele. Você tem uma família maravilhosa, agradeça a Ele. Você tem o sustento de cada dia e o necessário para viver agradeça a Ele. Você tem momentos de lazer e refrigério, você tem amigos, você tem uma igreja firme na Palavra, agradeça a Ele...
E essa lista vai longe. Bênçãos maravilhosas do Senhor. Bênçãos que não merecemos, mas que Ele graciosamente escolheu nos dar por sua infinita misericórdia e bondade. Impossível não ter o coração alegre ao lembrar disso!

2) Olhar para as promessas do Senhor: Ele renova a cada dia Suas misericórdias, trabalha para aqueles que nEle esperam, satisfaz os desejos do nosso coração quando nos deleitamos nEle, não deixará que nada nos falte, vai adiante de nós, não nos deixa ser provados além do que podemos suportar, etc, etc, etc... E, se nada dessa lista infindável bastasse, já nos deu o principal para que nossa alegria fosse completa: a vitória garantida sobre a morte com direito a eternidade com Ele no céu! Precisamos de mais alguma coisa? Não, definitivamente.

3) Vencer o grande desafio de não olhar para si mesmo: E esse talvez seja a minha maior luta pessoal: EGO! Ô palavrinha complicada essa. A maioria das insatisfações provém dela e portanto a melhor solução e deixá-la! Que tal mudar o foco: em vez de EU lavo a louça, a louça limpa É PARA minha família. Em vez de ser mais uma descontente pelas circunstâncias não estarem ideais ou da forma como EU desejaria, pensar: DEUS tem um propósito maior e pode agir ainda mais através de uma atitude correta frente às adversidades. Em vez de me frustrar com pessoas porque elas não são e não agem sempre da forma como EU gostaria (baseado nas MINHAS opiniões, nas MINHAS percepções e nos MEUS julgamentos pessoais e falhos), ABRIR MÃO das expectativas irreais e aceitá-las amá-las do jeito que Jesus nos amou. Lembrar também que foi DEUS quem nos colocou em meio a pessoas diferentes, para trabalhar em nós e através de nós.
Difícil? É sim. Mas não é pelas MINHAS forças que isso será possível, mas pelo Senhor. 

Amo esse versículo:

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo. (1 Coríntios 10: 4, 5)

Pois é, ter um viver alegre é, sim, uma batalha. Mas é bom lembrar que temos as armas necessárias para lutar e a vitória certa. Então, gente, ALEGRIA!!! Quantas lutas já vencemos... Com Ele venceremos também essa!

É um erro pensar que alegria é questão de temperamento, personalidade, dom... Ela é coisa do coração mesmo! É fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22) - o segundo da lista, logo depois de amor!

Então, coração certo para com Deus = semblante alegre (e ponto!).

Mas, se o coração não está certo, o que está impedindo de acertá-lo?

Alerta, gente! Alerta contra a falta de perspectiva correta e contra o pecado - que para triunfo do inimigo  nos roubam uma das possessões mais preciosas da vida.

Se você também está na batalha da procura da alegria, tarefa para AGORA: encontrá-la.. desfrutar dela... levá-la para outros.

"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos!" Filipenses 4:4

"O coração alegre tem um banquete contínuo." (Prov. 15:15)

2 comentários:

  1. Amei...Muito edificante. Deus te abençoe minha "pregadora". Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que podemos pensar que não é pelas circunstâncias da vida ou pelas pessoas que depende a nossa alegria. A alegria real vem do Senhor. De podermos confiar nEle, depender dEl e assim, desfrutarmos do seu amor e misericórdia!
    Seja alegre no Senhor!
    A alegria do Senhor é a nossa força!!!

    ResponderExcluir