04/04/2016

Dica de leitura - Guarde-os do Mal, de David de Bruyn

David de Bruyn

Este livro é um lançamento recente da Editora Batista Regular. É uma leitura rápida, de apenas 95 páginas. Li em 2 dias e me surpreendi com a qualidade do conteúdo. Cheguei até a desejar que ele tivesse mais 100 páginas!

Como o autor mesmo coloca, a proposta não é dar orientações sobre como ensinar o evangelho ou disciplinar os filhos, como a maioria dos livros que tenho lido em Educação Cristã. O assunto dele é bastante inovador para mim, pois trata de aspectos anteriores ao ensino propriamente dito, que auxiliam na preparação do coração e da mente das crianças para aceitar e viver o evangelho.

Esses aspectos envolvem nosso exemplo como pais, o ambiente do lar, a exposição que damos aos filhos às diversas artes como música, literatura, artes plásticas de qualidade, a importância da linguagem, do pensamento estruturado, da beleza que refletem a glória de Deus, o valor da tradição cristã...; aspectos esses, que são fundamentais para criarmos nos pequenos uma cosmovisão cristã, isto é, um entendimento de mundo que seja centralizado e permeado pela Palavra de Deus.

Muito prático, muito objetivo e o que mais gostei é que ele oferece excelentes sugestões de recursos para aprofundamento e aplicação, além dos apêndices sobre como criar filhos secularistas e como a diversão tem se tornado um ídolo em nossos dias, que são fantásticos.

Talvez alguns podem achar que certas posições desse autor sejam excessivamente conservadoras, mas até isso achei positivo, pois me fizeram refletir em que ponto tenho aberto mão de pequenos detalhes que parecem banais, mas dentro de um conjunto, acabam sendo importantes por seu poder de influência na vida dos meus pequenos em formação.

Já está na minha lista de livros favoritos, altamente recomendo a todos os pais e professores.

♥ Juliana Paizam

Nenhum comentário:

Postar um comentário