19/09/2015

As perguntas que mais escuto como mãe de gêmeos





Bem... apesar de todas as coisas complicadas e profundas que gostaria de escrever nesse blog e nunca consigo por falta de tempo, hoje estou com mais vontade de desabafar!

Como mãe de gêmeos, não tem como colocar o pé para fora do meu apartamento sem escutar alguma pergunta clichê. Algumas são inofensivas, e cuja resposta não me importo em dar pela milésima centésima sexagésima nona vez; mas outras são, por vezes, irritantes e me obrigam a caprichar na cara de paisagem - o que nem sempre é fácil.

Vou, então, listar aqui algumas dessas pérolas e suas respectivas respostas, e, se você porventura cruzar com uma mamãe de gêmeos em seu caminho, meu conselho é: EVITE essas perguntas, a menos que tenha alguma intimidade ou muita curiosidade, e cuidado com qualquer comentário, por mais inofensivo que pareça. A regra é, se não sabe muito bem o que dizer, sorria e diga: são lindos, que Deus abençoe! E fique por aí. (rs)...

1. "SÃO GÊMEOS?" Tendo filhos idênticos ou não, toda mãe de gêmeos ouve essa pergunta algumas centenas de vezes. Eu mesma a ouvi hoje pelo menos umas 3 vezes no passeio curto que fizemos a tarde. Bem, se você está levando dois bebês da mesma idade e tamanho em um carrinho duplo, quais as chances dos bebês não serem gêmeos? Ou será possível engravidar 2 vezes e ter dois bebês em um intervalo tão pequeno? Maridão e eu já tentamos fazer cálculos e pensar se haveria qualquer possibilidade de termos 2 bebês tão pequenos não gêmeos e a resposta foi: NÃO. Então, a resposta da pergunta é óbvia!

2. "SÃO IDÊNTICOS?" Bem, se você olhou para as crianças e teve a vontade de fazer essa pergunta é muito provável que não sejam idênticos. Tecnicamente, existem gêmeos univitelinos e bivitelinos. Os primeiros são formados a partir de um único óvulo e espermatozóide e possuindo a mesma carga genética, portanto, idênticos. O segundo, que é o caso dos meus filhos, são formados à partir de óvulos e espermatozoides distintos. Gêmeos bivitelinos podem ser tão parecidos quanto irmãos não gêmeos e podem ser de sexos diferentes, como os meus. Regra: se os gêmeos são de sexo diferente eles não são idênticos.

3. "FEZ TRATAMENTO PARA ENGRAVIDAR OU FOI NATURAL?" Gente, isso é uma pergunta muito pessoal, né! Mas convenhamos, é um pouco melhor que a também comum "COMO VOCÊ FEZ PRA ENGRAVIDAR DE GÊMEOS?" - Cara de paisagem.

4. "ELES CHORAM AO MESMO TEMPO?" Se eu pudesse dar uma senha para meus filhos chorarem só quando fosse a vez deles seria tããão bom! rsrs... Mas a realidade é que bebês choram. E uma coisa que aprendi foi que quando isso acontece tenho duas opções: enlouquecer, surtar e chorar junto, ou manter a calma e deixar alguém chorar um pouquinho mais para que consiga acalmar um, depois o outro e manter a sanidade mental de todo mundo na casa. Difícil? Muito. (rs).

5. "VOCÊ AMAMENTOU/ AINDA AMAMENTA/ TEM BASTANTE LEITE?" Acho que poucas coisas mechem tanto com qualquer mãe quanto esse tema de amamentação. Esse é um assunto extremamente pessoal. Cada mãe tem sua forma, sua experiência, suas razões, suas escolhas... Algumas mamães se sentem frustradas por não terem conseguido amamentar seus filhos por diversos motivos... Pessoalmente eu não tenho problemas em falar sobre isso com pessoas que conheço, mas fico desconfortável quando alguém que nunca vi na vida faz essas perguntas.

6. "QUE BOM QUE VIERAM DOIS. AGORA JÁ FECHOU A FÁBRICA, NÉ?" Essa é a segunda pergunta mais frequente (depois da clássica "São gêmeos?") e, sem brincadeira, para mim é a pior. Não existe nenhum mandamento que diga: "Fecharás a fábrica no terceiro - se este chegar por acidente, caso contrário, fechá-la-á no segundo." Pelo contrário, minha gente! "Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá... Feliz o que enche deles a sua aljava..." (Sl 127).
Recentemente, uma moça parou para conversar enquanto as crianças e eu estávamos  no parquinho do condomínio. Depois de fazer algumas perguntas e comentários sobre os gêmeos, ela olhou para minha filha mais velha e perguntou se "era minha também". Quando eu disse que sim, ela pareceu desolada e disse algo como: "Poxa, se você soubesse que viriam 2 não precisaria ter tido ela." HEIN??? Às vezes tenho a impressão de que nossa atual cultura vê com maus olhos famílias grandes e isso é TRISTE!!!
Quer seja 1 ou 2, 3, 6... FILHOS SÃO BÊNÇÃOS! E se os pais que, ao serem abençoados por Deus na arte de conceber, fazem o planejamento familiar, bem educam e bancam suas crias, deixemos que eles decidam fechar ou não a fábrica.

7. "VOCÊ TEVE QUE PARAR DE TRABALHAR, NÉ?" Essa é outra. O problema não é a pergunta, mas o tom quando soa como: "coitada de você, com 3 pequenos e os custos de educação terceirizada nas alturas, você teria que pagar para trabalhar, né?".
Pois bem, essa também é uma escolha pessoal. E eu a fiz, não por ter 3, mas a partir do momento que minha primeira filha nasceu. E nunca foi uma escolha pesada, triste e que me tenha trazido frustração. Eu amo estar em casa com meus filhos. Eu amo curtir cada momento, cada descoberta, e até mesmo cada arte, briga... É fácil? Não. Assim como imagino que também não seja fácil sair para trabalhar, quando a vontade é ficar com os filhos. Mas eu só lamento a visão de muitas pessoas de que ser dona de casa não é um trabalho digno de valor e honra, compreensão distorcida do papel principal que Deus nos entregou para desempenhar tendo em vista o melhor para a nossa família.

É isso. Desculpe se ofendi alguém ao longo do texto, realmente não foi/é minha intenção. Sinto que, em breve, com meus filhos crescendo e se desenvolvendo de maneiras diferentes, essas perguntas ficarão menos frequentes.

Então está aqui, registrado e salvo esse momento, com esses desabafos... A vida passa rápido e, até em meio aos inconvenientes, posso curtir e agradecer a Deus a bênção de ser mãe, e de ser mãe de gêmeos também.

Obrigada, Senhor!

2 comentários:

  1. Ju, que texto fantástico! Confesso que fiquei me perguntando se já te fiz alguma destas perguntas, rsrsr?Mas cá entre nós, um casal de gemeos e a Fefe ainda tão pequena, gera uma certa curiosidade mesmo né? ... Mas como vc falou algumas coisas são tão intimas, tão nossas .... enfim, passei por uma semana passada, a pessoa me julgava por ainda não ter dado um irmaozinho pra Victoria, que já estava na hora, que se eu demorasse iria ficar com muita diferença, e bla bla bla... aquilo me irritou, me constrangeu, sei lá , me tirou dos eixos..., desculpa agora foi eu que desabafei, rsrsrss. beijão

    ResponderExcluir
  2. Rsrs... Pois é Cá. Não é por maldade que as pessoas fazem isso, mas às vezes irrita mesmo! Beijão querida!

    ResponderExcluir