03/09/2010

Quando a vida muda de um dia para outro: Post 2 - Quando o "mundo inteiro" começa a falar outra língua

Bem, quem leu pelo menos algumas postagens deste blog, provavelmente já percebeu: gosto de relembrar! E quem me conhece sabe o quanto curto reviver histórias e recordar datas, momentos e situações...

Hoje estou pensando na mudança de país de um dia para o outro que vivi no ano de 2004.

Sabem, o mundo é incrível! Você está no Brasil, todos falam português, tudo fala português e você nem se dá conta por que, simplesmente, você fala português também!
Daí você entra em um avião, viaja por algumas horas e, repentinamente, desce em um lugar totalmente diferente, onde ninguém fala português. Ninguém e nada. Placas, avisos nas portas, panfletos, rádio, tv, carro (é sério, descobri que eu dirigia em português até pegar um carro americano!) , etc, etc...

Nossa, de um dia para o outro, ou de uma hora para outra, eu não entendia mais nada.
Lembro-me como foi angustiante andar naquele aeroporto sem minha mala, pensando em como eu descobriria onde era o, hoje sei: baggage claim; tentando imaginar em minha mente como eu iria pedir um hamburguer no Mc Donnald's (Se você pensa que falar "Number one, please" é o suficiente, espere até a atendente perguntar sobre bebida, molho, tempero... Nossa, é uma confusão que te tira totalmente a vontade de comer o Big Mc! (rs)...

Bem, situação revivida, segue reflexão...

Quando mudanças desse tipo acontecem, você só tem uma opção: se adaptar! E é incrível a capacidade que o ser humano tem de adaptação e acomodação. A angustia durou alguns dias, menos de uma semana. Depois as coisas ficaram naturais. Tão naturais que, ao voltar para o Brasil um ano depois, eu achei tantas coisas estranhas que me senti em um mundo totalmente diferente do que o que eu tinha vivido (sentia eu) a vida toda! (rs...)

Enfim... Se adaptar! Essa é a palavra. No começo pode parecer angustiante (overwhealming seria uma palavra perfeita agora, pena que não tem uma tradução boa), mas depois de um tempo, você se adapta!

Um comentário:

  1. Que mediiiiiiiiinho que me dá ler esse seu post, amiga!!!rsrs
    Mas é verdade... O ser humano tem uma capacidade incrivelmente incrível de se adaptar ao novo.
    Uma fase de crise antecede novas conquistas.
    E é se adaptando que a gente vai crescendo, criando novas estruturas.(Isso tá me lembrando Piaget.rs)
    O que a gente não pode é deixar o medo dessa crise nos impedir de enfrentar as mudanças não é? =)
    Estou orando pelas mudanças que estão por vir na sua vida...
    Bjoo

    ResponderExcluir