01/04/2010

Reflexões sobre a Páscoa em uma escola pública

Este ano, mais uma vez, encarei o desafio de viver uma Páscoa de verdade na escola pública.
Sempre me revolto com a forma como essa data tão valiosa é explorada de forma tão vazia, para não dizer ridícula, nas escolas.
Todos os anos vejo centenas de crianças voltando para casa felizes, rosto enfeitado com bigodes e nariz de coelho pintados a guache, um par de orelhas grandes amarradas na cabeça enfeitadas de qualquer jeito por alguém que não vê a hora de prender um elástico e sair desfilando e, claro, algum pacote de docinhos, bis, ou chocolate dados de brinde pela professora que, com certeza, ama os alunos pois provavelmente teve que investir dinheiro do próprio bolso para essa boa ação.

Bem, minha crítica de que isso pode ser ridículo parece um tanto dura agora...
Mas o que me frustra, de verdade, é que essas crianças às vezes passam anos acreditando que precisam ganhar montes de chocolates para que tenham uma Páscoa feliz. Pior do que isso, às vezes elas passam a vida inteira com a imagem do coelho da páscoa e do ovo de chocolate como símbolos principais, e muitas vezes, únicos, desta comemoração.

Mudar essa visão sem que os alunos percam a expectativa e alegria que esse dia traz é um objetivo bem difícil de se alcançar. Cada ano tenho tentado alternativas diferentes, mas até esta data ainda não havia conseguido abolir 100% a presença do coelhinho da páscoa, que acabava "acidentalmente" aparecendo em algum cartão, cantiga ou atividade tradicional.

Este ano, porém, fiz um propósito de focar uma Páscoa totalmente diferente, em que a pessoa ou imagem do coelho fosse totalmente ausente. E, não fosse aparição inesperada do gestor do centro educacional vestido de coelho gigante, isso foi totalmente possível e real hoje, na 2a série D.
E foi tão bom! Agora tenho certeza de que quero isso sempre, enquanto eu estiver nesta profissão, nem que para isso eu tenha que ir contra um grupo de professores coeso em suas programações de atividades.

Hoje tive a oportunidade de falar do amor de Cristo para minhas crianças. Contei como a Páscoa pode ter um sentido tão real, tão significativo, tão valioso, tão especial na vida delas se apenas entregassem o seu coração a Jesus. Ahh... foi emocionante ver os olhinhos delas brilhando, ver a cara de tristeza ao saberem que as pessoas mataram nosso Salvador de forma tão cruel sendo Ele inocente, ver a alegria que demonstraram ao saber que Ele venceu a morte; sentir os corações abertos e tão espontâneos ao apelo. Foi emocionante!

Depois disso, pedi que fizessem um cartão de Feliz Páscoa para alguém especial. Foi lindo ver alguns desenhos como este:

(Aluna Jenifer - para sua mãe, desejando que as pessoas pensassem mais em Deus na Páscoa)

Encerramos o dia fazendo uma receita de bombons de leite em pó. Acho que exageramos na dose de leite condensado, pois a massa ficou tão grudenta que não conseguimos enrolar as bolinhas direito. Mas foi tão divertido! Um dia inesquecível para mim, e, espero e oro, para eles também, registrado aqui para que eu nunca me esqueça de que é imensamente gratificante aproveitar momentos tão oportunos como a Páscoa, para compartilhar do amor do nosso Deus.

FELIZ PÁSCOA PARA TODOS,
pensando no imenso amor de Jesus por nós, sua vitória sobre a morte, e na certeza e esperança que temos de uma eternidade com Ele no céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário